quinta-feira, 10 de março de 2011

TRAUMAS!

image

                O trauma é um tipo de dano emocional que ocorre na nossa vida, como resultado de um algum acontecimento ruim que nos tenha acontecido de uma forma directa ou indirecta.

                É recorrente, nos dias de hoje, encontrarmos pessoas que passam por alguma melancolia (causada por traumas sentimentais, pessoais, familiares ou financeiros).

               De facto, muitos são os traumas por que passamos pela nossa caminhada de vida, sendo uns mais marcantes que os outros, mas não deixam de fazer parte da nossa vida.

               A grande consequência dos traumas nas nossas vidas é que, independentemente da área em que sofremos esse trauma, já não nos torna a mesma pessoa em relação ao trauma ocorrido. Tornamo-nos pessoas menos seguras, incapazes e com um certo temor. Ficamos presos ao passado em virtude desse trauma e costumo dizer: “ o trauma é aliado da cegueira”, pois ele mete-nos cegos incapazes de deixarmos abrir a porta as novas oportunidades que nos vão surgindo na vida.

             Os traumas mais frequentes na vida dos jovens são a vida sentimental e familiar. Muitos são os jovens que passam por diversos traumas na sua família e a grande consequência desses traumas reflecte-se na maneira como eles interagem perante a sociedade.

               Cada um tem uma percepção diferente em relação aos traumas. Uns sabem enfrentá-los e lutam por vezes para que não aconteça o mesmo aos seus entes queridos (futuros filhos), enquanto uns quando se tornam pais querem proporcionar as mesmas vivências traumatizantes por que passaram para os seus próximos. Que maneira mais errónea de pensar!

             Há pessoas que, após terem uma relação amorosa fracassada, fecham as portas do seu coração! Tornam-se pessoas frias pois têm medo de amar em consequência do que já lhes tinha acontecido antes. Muitos desses traumas é porque foram traídas (os), ou dá-se o caso dessas pessoas sofrerem violências domésticas, logo não são capazes de se unir a alguém, têm dificuldades em partilhar sentimentos em virtude dos seus desalentos.

             O que acontece, por vezes, é que se unem a alguém, mas já não têm o mesmo optimismo, uma vez que no subconsciente dessas pessoas, reside aquele trauma passado. Ainda assim, há algumas mulheres que sofrem violências domésticas, mas são capazes de superar esse trauma (amnésia parcial).

            “Começamos então a passar uma imagem do que querem que sejamos, já não somos nós, deixamos de lado viver fortes emoções por medo de não sermos aceites” quem  conhece a Deus, não muda em toda sua plenitude, por maior que sejam as dificuldades diárias, muito pelo contrário toma precaução para as próximas.

Todos nos já passamos por algum trauma, seja ele em qualquer área da nossa vida, mas não importa o trauma que passamos, mas sim o que fizemos com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário